Jun 7, 2014

Estudando nos EUA - SAT

Bom galeris, Para quem quiser um up a mais na hora de enviar a application para os EUA vale a pena fazer o SAT. Ele não é obrigatório para estudantes internacionais na maioria das universidades, mas quem quer bolsa e vai tentar uma universidade mais concorrida vale fazer esse exame.
Basicamente ele funciona como um ENEM, porém só irão cair questões de matemática básica, gramática, interpretação e redação.
Dependendo do seu curso a universidade vai recomendar fazer um exame a mais do SAT só que específico. Por exemplo, se você for tentar engenharia, eles provavelmente vão querer o SAT específico de matemática. 






Para se inscrever no SAT é através do College Board (o site coringa para que vai estudar nos estados unidos). A taxa é de $51 dólares e apesar de sinceramente eu acreditar que não fez muita diferença para mim, no meu caso, na minha universidade, eu super recomendo fazer. Porque? Pois vai ser um dos primeiros contatos que você vai ter com o sistema de ensino americano. A prova é bem diferente de um ENEM ou vestibular normal pelos seguintes motivos:
  • Você pode usar calculadora
  • A parte de matemática é BEM básica
  • A prova é cheia de intervalos
  • Existe um tempo pré determinado para cada seção (você não pode mudar de ideia e voltar atrás)
  • A prova é feita a lápis
  • Ninguém usa letra cursiva! Eu sofri com isso porque escrevo super devagar em caixa alta 




Além de tudo isso, uma das minhas maiores dificuldades foi o seguinte. O chute não vale tão a pena. Porque o sistema deles é que a cada quatro questões erradas uma certa é anulada. Isso foi feito exatamente para evitar que os alunos chutem. Como eu Não curto deixar questão em branco eu acabei me arriscando em várias e chutando. Porém eu achei que isso acabou diminuindo bastante a minha nota. Então minha dica é se você está em dúvida entre duas, chute. Se não, acho melhor deixar em branco ;)
  Agora se você me perguntar: A prova é difícil? Sim. Pense que a parte de inglês tem que ser difícil para eles, ou seja, vai ser bem mais complicada para nós. O vocabulário é super difícil então tem que enfiar a cabeça nos livros e mesmo assim, vocabulário é vocabulário né? Nós nunca vamos saber tudo.
Mas não se preocupem com a parte de matemática, a deles costuma ser bem mais básica do que a nossa. O ponto alto da sua prova vai ser uma equação de segundo grau.
Então para estudar pegue as seguintes dicas:
-Estude pelo site do College Board - já que a prova é deles nada melhor que beber água da fonte
-Baixe este aplicativo - você treina vocabulário de uma maneira divertida
-Se inscreva no Question of the Day - e receba todos os dias no seu email uma pergunta para treinar. Quando você marcar a sua prova eles perguntam se você quer receber no email.
-E se você não quiser receber por email - também tem o app da Question of the Day
-Mais detalhes sobre a prova - vá preparado! Vasculhe o site deles de ponta a ponta tem muita coisa bacana.

No mais para o dia da prova relaxe e curta a brisa. E lembra: nada de se estressar com a prova que nem no vestibular! Tem SAT o ano inteiro e se você não for bem, uma boa essay e uma carta de recomendação legal salvam sua pele :D

Mais links sobre estudar nos EUA

8 comentários :

M. M. said...

Olá, Gabi!

Vim aqui conhecer o seu blog e gostei bastante; já estou seguindo também!

Adorei essa sua postagem, pois mesmo não sendo do meu interesse agora, está muito bem escrita e dá dicas bem completas para quem está na sua mesma jornada!

Eu te dou o maior apoio nos seus planos de estudar fora e conquistar os seus sonhos!

Beijos!

M.

caseicomomundo.blogspot.com.br

Jéssica Coelho said...

Que legal amei as dicas
sou doida para morar nos EUA

Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

Gabibibah said...

Que bom que gostou ! Invernista nos seus sonhos e corre atrás haha
Eu acho que no final vale a pena ;)
Beijao

Gabibibah said...

Que bom que gostou! Agora podemos estar sempre acompanhando uma a outra hahah
Beijos !

Frederico Xavier Ramos said...

Gabi, vc se inscreve no site da collegeboard e a prova é aplicada onde?

Gabibibah said...

Frederico, aqui em Curitiba foi aplicada no colégio internacional de Curitiba... Não sei se você é daqui mas se for vale a pena só pelo lugar... hahaha

Ayumi Arissa said...

Oi, estou amando seus posts! Estão muito bem explicados e confesso que estou sofrendo para encontrar as informações e estou bem confusa com relação ao SAT ainda... :S
Para mim parece distante e meio impossível, mas meu sonho premium é estudar em Harvard, e caramba...! Como é difícil achar tudo, os sites são contraditórios.
Obrigada pelas informações me ajudaram muito :)
obs: O SAT tem de ser feito nos EUA ou pode ser realizado no Brasil?

Gabibibah said...

Oi Ayumi!! eu mesmo sei como pode ser confuso! O SAT existe no Brasil também, e como sua meta é Harvard, seria muito importante fazer. Porque o SAT não é obrigatório em algumas universidades para estudantes internacionais.
Na minha cidade (Curitiba) o SAT é feito no colégio internacional de curitiba... Acredito que o teste seja aplicado na maioria das capitais... É só checar no site do College Board...
Mas caso você não tiver como fazer, vale tentar achar outra universidade aqui nos EUA (lembre que Harvard é famosa, mas não é a única universidade boa daqui :D Como eu disse a maioria das unis daqui não requerem o SAT para estudantes internacionais :D
Beijos e qualquer dúvida pergunte!

Post a Comment